Desvendando os mitos sobre o compartilhamento da guarda e custódia física dos filhos – análise multidisciplinar a partir dos modelos europeu e norte-americano

Autores

  • Julio César Bernardes

DOI:

https://doi.org/10.37497/revistacejur.v6i1.294

Palavras-chave:

Guarda compartilhada. Custódia física. Criança e adolescente.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar os benefícios da custódia física compartilhada dos filhos, pelo mesmo período de tempo, entre os progenitores, após a ruptura do matrimônio ou união de fato. Com apoio em investigações científicas sobre guarda compartilhada e guarda unilateral, identificou-se que a custódia física conjunta dos filhos apresenta melhores resultados. A divisão equilibrada de tempo, para cuidado dos filhos, entre os progenitores logra benefícios, como o fortalecimento do equilíbrio emocional e da autoestima da criança e do adolescente. Para produção do texto, utilizou-se, na fase de investigação e no relatório da pesquisa, o método indutivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-14

Como Citar

BERNARDES, J. C. Desvendando os mitos sobre o compartilhamento da guarda e custódia física dos filhos – análise multidisciplinar a partir dos modelos europeu e norte-americano. Revista do CEJUR/TJSC: Prestação Jurisdicional, Florianópolis (SC), v. 6, n. 1, p. 137–153, 2018. DOI: 10.37497/revistacejur.v6i1.294. Disponível em: https://revistadocejur.tjsc.jus.br/cejur/article/view/294. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Nacionais