O Papel do Jurista na Construção de Um Novo Paradigma Social Ante a Crise Ecológica e Ambivalência Humana
DOI:
https://doi.org/10.37497/revistacejur.v11i00.406Palavras-chave:
Crise ecológica, Paradigma filosófico-dialético, Juristas, SustentabilidadeResumo
Contextualização do tema: A presente pesquisa tem como temática explorar a paradoxal crise ecológica, onde a humanidade persiste em comportamentos destrutivos apesar da ameaça iminente.
Objetivos: O foco está na análise dessa incoerência, examinando raízes históricas e no papel dos juristas como agentes da transformação. Como objetivo estuda-se a contradição entre a racionalidade humana e a destruição ambiental, especialmente na era do paradigma científico moderno.
Metodologia: Quanto à metodologia da pesquisa aplicou-se o método indutivo com acionamento das técnicas do referente e fichamento.
Resultados: Conclui-se pela proposição de substituir esse paradigma por uma abordagem filosófica-dialética, reconhecendo a interação sinérgica entre o homem e a natureza. Afinal, os Juristas têm papel crucial, regulamentando interações sob o novo paradigma e promovendo conscientização por meio da pedagogia social. Sugere-se a educação ambiental abrangente, políticas rigorosas, incentivos para práticas sustentáveis e engajamento da sociedade civil. Em suma, investiga-se a desconexão entre razão humana e proteção ambiental, advogando por uma nova perspectiva filosófica e destacando o papel dos juristas na construção de um futuro sustentável, com sugestões para a mudança de mentalidade e ação coletiva.
Downloads
Referências
Adorno, Theodor e Max Horkheimer. 1985. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: JorgeZahar Ed.
Aristóteles. 2006. Apolítica.São Paulo: Martins Fontes.
Aristóteles. 2010. Sobre a Alma.Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda.
Azevedo, Plauto Faraco de. 2008. Ecocivilização: ambiente e direito no limiar da vida. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais.
Boff, Leonardo. 2016. Sustentabilidade: o que é–o que não é. Petrópolis: Vozes.
DESA. 2022. Informe de los Objetivos de Desarrollo Sostenible 2022. Nova Iorque: Lois Jensen.
Descartes, René. 1996. Discurso do método. São Paulo: Martins Fontes.
Grün, Mauro. 2006. Decartes, Historicidade e Educação Ambiental. In Pensar o Ambiente: bases filosóficas para a Educação Ambiental, organizado por Isabel Cristina Moura de Carvalho et al, 63-77. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO.
IPBES. 2016. The assessment report of the Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services on pollinators, pollination and food production.Bonn: Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services.
Jonas, Hans. 2006. O princípio da responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto e Ed. PUC-Rio.
Japiassu, Hilton. 1995. Francis Bacon: o profeta da ciência moderna. São Paulo: Letras & Letras.
Kolbert, Elizabeth. 2015. A sexta extinção: uma história não natural. Rio de Janeiro:Intrínseca, 2015.
Leibniz, Gottfried Wilhelm. 1987. Novos ensaios sobre o entendimento humano. São Paulo: Nova Cultural.
Locke, John. 1987. Ensaio acerca do entendimento humano. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
Melo, Osvaldo Ferreira de. 2000. Dicionário de Política Jurídica. Florianópolis: OAB-SC.
Meneghetti, Antonio. 2017. Antonio Meneghetti sobre... Projeto Terra. Recanto do Maestro: Fundação Antônio Meneghetti.
Navarro, Gabriela Cristina Braga. 2014. Hermenêutica filosófica e direito ambiental: concretizando a justiça ambiental. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina.
Ost, François. 1995.A natureza à margem da lei: a ecologia à prova do direito. Lisboa: Instituto Piaget.
Platão. 2017. A República. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkia.
Santana, Heron José de. 2006. Espírito animal e o fundamento moral do especismo. Revista Brasileira de Direito Animal 1,n. 1 (janeiro): 37-65.https://periodicos.ufba.br/index.php/RBDA/article/view/10240.
Severino, Antonio Joaquim. 2006. Bacon: a ciência como conhecimento e domínio da natureza. In Pensar o Ambiente: bases filosóficas para a Educação Ambiental, organizado por Isabel Cristina Moura de Carvalho et al, 51-61. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO.
Soares, Josemar Sidnei. 2018. Consciência de Si, Direito e Sociedade. São Paulo: Intelecto.
Souza, Maria Cláudia Silva Antunes de, Josemar Sidnei Soares e Gabriel Real Ferrer. Política jurídica, vida de consumo e pandemia: a responsabilidade do intelectual jurídico. Revista Jurídica – Unicuritiba 05, n. 62 (dezembro): 538-565. http://dx.doi.org/10.26668/revistajur.2316-753X.v5i62.4972.
UNU INWEH. 2023.Global Water Security 2023 Assessment. Canada: United Nations University Institute for Water, Environment and Health.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html