Análise Econômica do Direito ao Trabalho do Encarcerado: Reflexos Econômicos na Promoção da Dignidade da Pessoa Humana

Autores

  • Marcelo de Souza Sampaio Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA
  • Francisco Cardozo Oliveira Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA

DOI:

https://doi.org/10.37497/revistacejur.v8i1.353

Palavras-chave:

Competência, Pesquisa quantitativa, Superpopulação carcerária, Análise econômica do direito

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar por intermédio da análise econômica do direito o trabalho do encarcerado, a promoção e inserção nesse mercado, sobretudo no formal e os reflexos econômicos positivos, bem como reconhecer na prática a dignidade da pessoa humana. A pesquisa utiliza o método quantitativo no que se refere à superpopulação carcerária. No primeiro momento, a competência sobre o limite e alcance do Poder Judiciário ao se deparar com atos administrativos e posteriormente fazer referência sobre número de encarcerados na atualidade. Para tanto, o artigo se debruça à análise do Recurso Administrativo no Procedimento de Controle Administrativo nº 200810000008454, de relatoria do Conselheiro Jorge Antônio Maurique, do Conselho Nacional de Justiça. Definida a primeira situação e constatada a segunda, o estudo apresenta algumas indagações para tratar do problema de maneira mais efetiva. A problemática da pesquisa é: Em que medida a análise econômica do direito pode auxiliar o sistema prisional brasileiro a resolver e/ou mitigar o problema da superpopulação prisional? Os pontos que serão objeto deste trabalho perpassam por vários segmentos, sendo eles de cunho sociológico, jurídico e sua aplicação na contemporaneidade que representa o eixo estrutural do trabalho, em quatro etapas: A Primeira trata da fixação de competência; Segunda, a apreciação quantitativa da superpopulação prisional; Terceira: Análise econômica do direito da Lei de Execução Penal (LEP); e na Quarta: Considerações sobre opções para o sistema prisional reduzir/mitigar o problema da quantidade de pessoas encarceradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo de Souza Sampaio, Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA

Doutorando e Mestre em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA, Paraná, (Brasil). Atualmente é Coordenador e Professor do curso de BACHARELADO em Direito e da Área de Humanas e Sociais Aplicadas do Centro Universitário de Maringá – UNICESUMAR. – Campus Curitiba.

Francisco Cardozo Oliveira, Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA

Estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Santa Catarina. Professor titular no Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA, Paraná (Brasil).

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 15 nov. 2017.

BRASIL. Superior Tribunal de justiça. https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias-antigas/2017/2017-03-07_19-42_STJ-e-tribunais-estaduais-avaliam-propostas-de-combate-a-crise-penitenciaria.aspx

https://www.gov.br/pt-br/noticias/justica-e-seguranca/2020/02/dados-sobre-populacao-carceraria-do-brasil-sao-atualizados

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2020/10/15/brasil-alcanca-a-marca-de-759-mil-presos

BRASIL. Conselho Nacional de Justiça (CNJ). RECURSO Administrativo no Procedimento de Controle Administrativo nº 200810000008454, de relatoria do Conselheiro Jorge Antonio Maurique.

CANOTILHO, J.J. Gomes. Direito Constitucional e a Teoria da Constituição. 7.ed. Almedina, 2003

GUNTHER, Luiz Eduardo. VILLATORE, Marco Antônio César. MARTINS, Gustavo Afonso. Acesso à Justiça do Trabalho e o acesso à justiça. Instituto Memória. Curitiba-PR, 2018.

GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição de 1988, 11.ed. rev. e atual. São Paulo, Malheiros Editores, 2006.

SALAMA. Bruno M., O que é Pesquisa em Direito e Economia? ARTIGO DIREITO GV (Working Paper) 3. 2007.

STRECK, Lenio Luiz. Jurisdição constitucional e decisão jurídica. 3.ed. São Paulo, Revista dos Tribunais, 2013.

Downloads

Publicado

2020-01-03

Como Citar

SAMPAIO, M. de S.; OLIVEIRA, F. C. Análise Econômica do Direito ao Trabalho do Encarcerado: Reflexos Econômicos na Promoção da Dignidade da Pessoa Humana. Revista do CEJUR/TJSC: Prestação Jurisdicional, Florianópolis (SC), v. 8, n. 1, p. e353, 2020. DOI: 10.37497/revistacejur.v8i1.353. Disponível em: https://revistadocejur.tjsc.jus.br/cejur/article/view/353. Acesso em: 29 mar. 2024.