EDUCAÇÃO AMBIENTAL LIBERTADORA: CIDADANIA AMBIENTAL DE MÃOS DADAS COM PAULO FREIRE

Autores

  • Luciana Cardoso de Aguiar
  • Vanilde Baggio Moraes

DOI:

https://doi.org/10.37497/revistacejur.v5i1.225

Palavras-chave:

Educação ambiental. Sustentabilidade. Cidadania.

Resumo

O papel desempenhado pelo cidadão precisa ser redefinido, a fim de se fazer frente às diversas exigências da atualidade, especialmente no que se refere ao meio ambiente. O modelo clássico de cidadania, como exercício de direitos dentro do Estado, há muito se encontra superado, tendo em vista que a sustentabilidade deve estar atrelada à planetaridade, à visão de todo. Nesse contexto, surge o conceito de cidadão do mundo, de cidadania planetária, sendo o alcance desse redimensionamento ligado necessariamente à educação, como alicerce fundamental para consciência e tomada de postura do homem como sujeito ativo transformador, a partir da aplicação de uma educação ambiental fundada na teoria da libertação de Paulo Freire, pela qual o educador contribui para a transformação do homem e também da realidade.

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Publicado

2017-11-29

Como Citar

AGUIAR, L. C. de; MORAES, V. B. EDUCAÇÃO AMBIENTAL LIBERTADORA: CIDADANIA AMBIENTAL DE MÃOS DADAS COM PAULO FREIRE. Revista do CEJUR/TJSC: Prestação Jurisdicional, Florianópolis (SC), v. 5, n. 1, p. 199–213, 2017. DOI: 10.37497/revistacejur.v5i1.225. Disponível em: https://revistadocejur.tjsc.jus.br/cejur/article/view/225. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Nacionais