Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista do CEJUR-TJSC: Prestação Jurisdicional, com ênfase em gestão e organização judiciária, resolução não adversarial de conflitos, políticas públicas, justiça, processo, cidadania e mídia, busca fomentar a produção e a disseminação de artigos inéditos na área da prestação jurisdicional, elaborados por magistrados, docentes, pesquisadores, discentes e profissionais da área jurídica.

 

Políticas de Seção

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação de artigos submetidos à Revista CEJUR é caracterizado por um sistema de tripla avaliação e envolve duas etapas sequenciais: o desk review e a avaliação pelos pareceristas.

Na desk review, os editores se reúnem e analisam, sem qualquer identificação dos autores, os artigos recebidos para avaliar sua pertinência ao escopo da revista e seu potencial para contribuir, significativamente, para o conhecimento no campo de estudo jurídico. Quando necessário, os editores também envolvem membros do comitê científico nesse processo. Esta avaliação ocorre mensalmente.

Quando o trabalho submetido não for adequado às políticas da revista os autores são comunicados sobre a decisão, em até sessenta dias contados a partir da data de submissão. Em geral sugere-se periódicos alternativos. Os artigos aprovados na etapa anterior - desk review - são encaminhados a dois dos avaliadores especialistas que compõem o corpo de pareceristas da revista para avaliação no sistema Double Blind Review.

Os pareceristas são professores e pesquisadores associados a programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino nacionais ou estrangeiras. Os artigos são avaliados considerando-se a relevância do tema estudado para prestação jurisdicional, , a redação, o encadeamento lógico da revisão teórica com a utilização de referências apropriadas, a adequabilidade dos procedimentos metodológicos, a profundidade e a consistência das análises, o delineamento das conclusões e a relevância das contribuições. Esta etapa do processo de avaliação pode durar até três meses, sendo que ao seu término, os autores são comunicados sobre a decisão editorial.

Quando os pareceristas solicitarem ajustes no artigo, será concedido aos autores, a critério do editor, um prazo entre trinta e sessenta dias para a incorporação das sugestões e correções requeridas. Após a realização dos ajustes solicitados e constatação destes pelos pareceristas e editores, os artigos são submetidos à revisão ortográfica, gramatical e de adequação às normas adotadas pela revista e à editoração final do documento. A conclusão desse processo não implica a publicação imediata do artigo, cabendo aos editores, de acordo com as políticas editoriais, elaborar as pautas e decidir qual o momento apropriado para a publicação.

 

Periodicidade

A Revista do CEJUR/TJSC: Prestação Jurisdicional tem periodicidade anual, divulgada no mes de dezembro.

 

Política de Acesso Livre

A Revista do CEJUR/TJSC: Prestação Jurisdicional oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Qualificação da revista

A Revista do Cejur/TJSC: Prestação Jurisdicional busca se estabelecer como periódico na área jurídica. Nessa jornada de consolidação da revista, trabalhamos para alcançar, tão logo quanto possível, o reconhecimento de qualificação pela Capes. Nossa publicação, portanto, ainda não consta na lista do Qualis, que é o conjunto de procedimentos utilizados pela fundação para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. 

Nossa publicação, contudo, vem crescendo e alcançando um público cada vez maior, tanto de leitores como de autores, com artigos de excelência e conteúdo atualizado para pesquisa. 

 

POLÍTICA DE TAXAS PARA PROCESSAMENTO DE ARTIGOS

Este periódico não cobra as seguintes taxas aos autores:

a) submissão de artigo: 0,00 (BRL)
Não são cobradas taxas de submissão de artigo

b) processamento: 0,00 (BRL)
não são cobradas taxas de processamento e publicação dos artigos

A revista não cobra taxas de autores e nem de leitores para os artigos submetidos.